O que é integração sensorial
16 de novembro de 2022A integração sensorial é o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do meio ambiente, tornando possível que o corpo utilize o ambiente de forma eficaz, ou falando de uma forma mais sucinta.
É a organização de sensação pelo cérebro para o uso na vida cotidiana. Habilidade do cérebro de processar e organizar as informações dos sentidos recebidas e preparar uma resposta adequada a esse estimulo.
O termo “integração sensorial” refere-se ao processamento, integração e organização da informação sensorial do corpo e do ambiente.
Simplificando, isso significa como experimentamos, interpretamos e reagimos (ou ignoramos) informações provenientes de nossos sentidos. A integração sensorial é importante em todas as coisas que precisamos fazer diariamente, como vestir-se, comer, movimentar-se, socializar, aprender e trabalhar.
As informações sensoriais são recebidas de nossos sentidos, que incluem:
- Mira (visão)
- Audição (sistema auditivo)
- Toque (sistema tátil)
- Paladar (sistema gustativo)
- Olfato (sistema olfativo)
- Propriocepção (sentidos de consciência corporal e posição)
- Vestibular (consciência do movimento, equilíbrio e coordenação)
- Interocepção (nosso sistema sensorial interno que nos diz o que está acontecendo dentro do nosso corpo, por exemplo, fome, necessidade de ir ao banheiro, cansaço, emoções, etc)
Para a maioria de nós, o desenvolvimento da integração sensorial ocorre quando somos jovens como parte de nosso desenvolvimento normal e nas coisas que fazemos, como rolar, engatinhar, andar e brincar; para outros, a integração sensorial é menos desenvolvida.
Confira todos os nossos equipamentos de integração sensorial clicando aqui.
E siga nosso instagram clicando aqui.