Quais as vantagens da integração sensorial
16 de novembro de 2022O que acontece se os sinais provenientes de nossos sentidos forem muito fracos? Ou muito forte? Ou se nosso cérebro reage mais ou menos aos sinais? Ou se o cérebro não consegue entender esses sinais? O indivíduo experimentará dificuldades de integração sensorial e isso pode ser evidente em seu comportamento. Alguns indivíduos podem experimentar as entradas sensoriais como esmagadoras e perturbadoras, levando a uma “sobrecarga sensorial”. Os indivíduos podem ser supersensíveis à entrada sensorial, pouco sensíveis ou ambos.
É comum que todos nós ocasionalmente nos sintamos pouco ou muito sensíveis às entradas sensoriais; por exemplo, música ou luzes brilhantes podem parecer demais se você tiver dor de cabeça; você pode se sentir descoordenado ou achar difícil se concentrar se estiver cansado. Mas esses sentimentos são temporários e normalmente não afetariam seu funcionamento diário a longo prazo. As dificuldades de integração sensorial ou de processamento sensorial são de longo prazo e têm um grande impacto na vida cotidiana e no aprendizado. Mas com aconselhamento profissional e, se apropriado, terapia, muito pode ser feito para promover melhorias no funcionamento diário de uma pessoa.
Alguns indivíduos podem ter dificuldade em processar a entrada de um sentido particular (por exemplo, processamento visual), enquanto outros indivíduos podem ter dificuldade em integrar entradas de mais de um sistema sensorial. Observe que as dificuldades de integração sensorial são diferentes das deficiências sensoriais, como a perda auditiva, embora às vezes as duas resultem em comportamentos semelhantes. Por exemplo, um indivíduo com audição perfeita pode achar difícil acompanhar conversas se tiver dificuldades em processar os sinais auditivos recebidos.
Quatro categorias de dificuldades de integração sensorial foram identificadas:
Problemas de modulação sensorial
Problemas com a modulação sensorial ocorrem quando nosso cérebro responde demais ou responde pouco às informações sensoriais. Por exemplo, se alguém responde demais ao toque, pode estar muito ciente da etiqueta na parte de trás de suas roupas. Se alguém não responde ao toque, pode não perceber alguém tocando em seu ombro.
Verificou-se que as pessoas podem ser super responsivas ou sub responsivas em todos os diferentes sentidos, elas podem ser super responsivas em um sentido e sub responsivas em outro. Para algumas pessoas, eles podem ser super responsivos e sub responsivos no mesmo sentido. A capacidade de resposta pode depender de uma situação, por exemplo, uma situação estressante pode nos tornar mais e às vezes menos conscientes da sensação.
Discriminação sensorial e problemas de percepção
É quando o cérebro tem dificuldade em dar sentido à informação sensorial que recebe. Se esses problemas forem com informações sensoriais de toque, um indivíduo pode parecer desajeitado ou usar muita ou pouca força ao fazer as coisas. Uma pessoa com problemas de percepção visual pode ter dificuldades em encontrar objetos em ambientes desordenados ou encontrar uma palavra em uma página.
Problemas funcionais bilaterais vestibulares
Esses problemas são resultado de problemas com nosso sentido vestibular e podem resultar em falta de equilíbrio e dificuldades na coordenação dos dois lados do corpo. Problemas de equilíbrio e coordenação podem ser resultado de uma série de problemas diferentes: um praticante qualificado de SI será capaz de identificar se as dificuldades são resultado de problemas com o sistema vestibular.
problemas de práxis
Praxis é o termo médico para como nosso cérebro planeja e realiza movimentos que não fizemos antes. Para as crianças, isso pode significar aprender a pular; para adultos, pode ser aprender a dirigir ou usar pauzinhos.
Quando a informação sensorial não é processada adequadamente, pode tornar os novos movimentos muito difíceis, porque a criança não tem a capacidade de entender as diferentes informações sensoriais recebidas. Então, eles lutam para descobrir onde está seu corpo e quanta força, velocidade e direção são necessárias para fazer um novo movimento. Chamamos as dificuldades com a praxia de dispraxia ou transtorno do desenvolvimento da coordenação.
Confira todos os nossos equipamentos de integração sensorial clicando aqui.
E siga nosso instagram clicando aqui.